O que são hormônios?
Hormônios são proteínas produzidas pelo organismo. Eles regulam diversos processos, como o crescimento, os gastos calóricos e a regulação dos estados emocionais, e até mesmo as características sexuais e ciclos reprodutivos.
Quais são os hormônios associados ao homem?
No homem, a testosterona e os hormônios gonadotróficos FSH e LH são responsáveis por ativar a produção de espermatozóides e determinar características psicológicas, anatômicas e fisiológicas associadas ao organismo masculino. Contudo, esses hormônios também são produzidos pelo organismo feminino, em dosagens diversas.
Quais são os hormônios conhecidos como femininos?
Na mulher, a progesterona, o estrogênio e também a testosterona e a prolactina são responsáveis por regular a ovulação, a menstruação, a gravidez e, com o decréscimo de sua produção a partir da menopausa, o final do ciclo reprodutivo feminino.
Quais são os hormônios da tireóide?
A tireoide, uma glândula localizada na parte frontal do pescoço, produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Eles são responsáveis por regular os batimentos cardíacos, o trânsito intestinal e a capacidade de concentração do cérebro, além de estarem associados também a ganho de peso (hipotireoidismo) e a perda de peso (hipertireoidismo) anormais.
Quando é necessário realizar exames hormonais?
Muitos sintomas podem estar associados a desequilíbrios hormonais, tais como irritação, depressão, oscilação de peso, ansiedade ou desânimo. Até mesmo a queda de cabelos, fraqueza nas unhas, constipação intestinal, e outros.
O que acontece com os hormônios na menopausa?
A partir dos 45 anos, as mulheres entram no final do seu ciclo reprodutivo, com a interrupção brusca ou gradativa da ovulação e menstruação e queda na produção dos hormônios femininos. Isso leva a sintomas como ganho de peso, insônia, ondas de calor, etc… Sob orientação médica, a reposição hormonal para controlar esses desconfortos.
O que é andropausa?
Os homens também sofrem com a diminuição gradual da produção de hormônios, num quadro chamado andropausa. Ele pode levar à depressão, perda da massa muscular e disfunções sexuais. E para eles, também existe a alternativa da reposição hormonal, orientada pelo médico, por isso é importante pesquisar a dosagem hormonal.