
O que é D-dímero?
O dímero D, ou D-dímero, é uma proteína, produto da degradação da fibrina, presente no plasma sanguíneo. A fibrina é responsável pela formação dos coágulos, destinado a evitar hemorragias em circunstâncias normais.
Como é feito o exame de D-dímero?
A presença do D-dímero circulante é analisada em uma amostra de sangue. Caso ela seja detectada, sugere que houve recentemente formação e quebra anormal de coágulos no organismo.
Por que fazer a dosagem de D-dímero?
A presença detectável de D-dímero no plasma indica maior probabilidade de doenças ou quadros trombóticos, como sepse, tromboembolismo pulmonar ou trombose venosa.
Por que o exame de D-dímero é recomendado nos casos graves de COVID-19?
Em casos agravados de COVID-19, com febre alta, pneumonia e dificuldade respiratória, o exame de D-dímero é um indicador de risco aumentado e auxilia a elaborar o prognóstico.
Que outras doenças podem ser investigadas com o exame de D-dímero?
Patologias como câncer, insuficiência renal, doença vascular periférica, e quadros como gestação e pós-operatório, também podem estar associados a níveis alterados do D-dímero.
Qual a preparação para o exame de D-dímero?
É solicitado jejum de 4 horas. Para evitar que lesões, mesmo mínimas, comprometam a exatidão dos resultados, é recomendado realizar a coleta com o mínimo de trauma possível, nem mesmo utilizando garrote no braço puncionado.