
O que é Covid-19?
É uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2. Com alto grau de transmissibilidade, a Covid-19 é potencialmente grave e pode se disseminar velozmente, originando uma pandemia.
Quais são os sintomas da Covid-19?
Os mais comuns são sintomas gripais como febre, tosse, dores no corpo, na garganta e na cabeça, fadiga e mal-estar, além de perda do olfato e paladar e falta de ar. Vale lembrar que a predominância desses sintomas vem se alterando à medida que diferentes cepas do vírus vão surgindo.
Como é a transmissão da Covid-19?
Ela acontece principalmente através de gotículas respiratórias emitidas através da tosse ou espirro, e que podem atingir mais de um metro de distância. Apertar a mão de indivíduo contaminado, a seguir tocando nos próprios olhos, nariz ou boca sem higiene prévia, também faz contrair a doença.
Covid-19 é grave?
A doença se manifesta de forma diferente segundo o perfil e histórico do infectado, podendo ser desde assintomática até causar manifestações muito graves. A letalidade fica em 2% dos casos.
Quem está no grupo de risco da Covid-19?
Idosos acima de 60 anos, obesos, imunodeprimidos e portadores de doenças crônicas, chamadas comorbidades, entre elas diabetes, câncer, AIDs, problemas cardiovasculares e outras.
Quanto tempo dura a infecção por Covid-19?
Os sintomas costumam surgir no terceiro dia a contar da contaminação, e duram, em média, cinco dias, exceto se acontecer agravamento do caso.
Quanto tempo de isolamento é recomendado para quem está com Covid-19?
Cinco dias, se nesse prazo os sintomas desaparecerem e o exame RT-PCR der negativo. Do contrário, o isolamento deve se estender até o 10º dia do surgimento dos sintomas.
Qual o tratamento para Covid-19?
Não existe cura efetiva para doenças causadas por vírus, como a COVID-19. Apenas tratamento paliativo para os sintomas enquanto durar o ciclo, como anti-inflamatórios e antitérmicos para dor e febre. As complicações são tratadas de forma específica, como respirador mecânico para pulmões, etc.
Quais sequelas a Covid-19 pode deixar?
A Covid-19 pode deixar várias sequelas, especialmente se evoluiu para a forma grave. Entre elas estão fadiga crônica, dificuldades cognitivas, falta de ar, fibrose nos pulmões ou rins, dores crônicas, depressão e agravamento de doenças pré-existentes.
Qual a melhor prevenção contra Covid-19?
Uso de máscara modelo PFF2 sempre que frequentar lugares públicos. Manter distanciamento social quando possível, evitando lugares fechados e lotados. Lavar as mãos com água e sabão várias vezes por dia, e principalmente, manter atualizado o cronograma vacinal.
Quais exames vão diagnosticar a Covid-19?
Existem diversos exames para diagnóstico da Covid-19, dependendo da cronologia da infecção:
✅ Pesquisa de Antígeno - Preferível realizar entre o 1º e o 7º dia desde o início dos sintomas, ou no 5º dia desde o contato com pessoa infectada.
✅ RT-PCR - Deve ser realizado do 3º até o 8º dia do início dos sintomas. Teste molecular padrão ouro para detecção da doença, pesquisa material genético do vírus.
✅ Anticorpos IgG e IgM - Melhor realizar a partir do 10º dia desde o início dos sintomas. Comprova se houve infecção pelo vírus da Covid-19.
✅ Anticorpos Neutralizantes - Pode ser realizado no 21º dia após a vacina, contato com infectado ou início dos sintomas. Investiga se há imunidade contra a doença.